Relatorio f.q
Física e Química A
Ano letivo: 2012/2013
Relatório
Título: Processos físicos de separação de misturas
[pic]
Nome: Mário João Toste 10ºCT2
22/10/2012
1 – Objetivos
Experiência A - Separar os componentes de uma mistura de água, areia e cloreto de sódio (sal), abordando técnicas físicas de separação de misturas.
Experiência B - Separar os componentes de uma mistura de água e óleo/azeite, abordando técnicas físicas de separação de misturas.
Experiência C - Separar os componentes de uma mistura de cloreto de sódio (sal), enxofre e limalha de ferro, abordando técnicas físicas de separação de misturas.
Experiência D - Separar os componentes de uma mistura de terra e sulfato de cobre, abordando técnicas físicas de separação de misturas.
2 – Introdução Teórica
Substâncias e Misturas de substâncias
Ao nosso redor existe matéria, e esta define-se como tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.
A matéria ou materiais podem ser classificados em Substâncias puras ou em Misturas de substâncias.
Ou seja, então:
• Substância pura – é qualquer substância elementar ou composta formada por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos, todos quimicamente iguais entre si. A substância pura apresenta composição e propriedades físicas (densidade, P.E e outros) constantes. Exemplos: Ar (árgon), O2 (dioxigénio), H2O (água), NaCl (cloreto de sódio).
- Substância pura elementar/simples – São substâncias formadas por um átomo do mesmo elemento químico. Exemplos:
Oxigénio – O (se atómica)
Dioxigénio – O2 (se molecular)
- Substância pura composta – São substâncias formadas por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes. Exemplos: Água – H2O (se molecular) Dióxido de carbono – CO2 (se molecular) Cloreto de Sódio – NaCl (se iónica)
•