Pesquisa ci ncias do ambiente
A biodiversidade refere-se à variedade de formas de vida. Ela pode ser usada para descrever a variedade em determinado ecossistema, uma região geográfica, ou em todo o planeta. De modo geral, a biodiversidade é um aspecto importante para a sustentabilidade e, quanto mais biodiversa é uma região, mais saudável ela é. Como regra geral, a biodiversidade é maior em torno do equador e menos acentuada nos polos, devido a seu ambiente mais exigente.
Um dos maiores benefícios associados à biodiversidade é a flexibilidade. Um grande número de espécies diferentes representa mais chances de sobreviver a mudanças, uma vez que a quantidade de indivíduos aumenta ou diminui de acordo com as demandas ambientais. A biodiversidade também ajuda a tornar as populações naturais mais fortes e saudáveis, promovendo os melhores indivíduos por meio da concorrência e predação.
Considerando o planeta como um todo, a Terra é incrivelmente biodiversa. Muitos biólogos defendem a adoção de medidas mais agressivas para a preservação da biodiversidade para garantir a saúde e preservação da continuidade da vida terrestre. Nesse sentido, conservar e respeitar a natureza é a ação prioritária para garantir um ambiente próspero e saudável.
Especialistas apontam que por ano por volta de 13.000 novas espécies são descobertas e avaliam que existam aproximadamente 1,7 milhões de espécies conhecidas em nosso planeta, porém esses números são considerados distantes do número real, que possam existir já que as queimadas e desmatamentos promovem a extinção de espécies, antes mesmo que possam ser estudadas. Por isso é fundamental ações de conscientização sobre a importância da preservação.
A perda da biodiversidade engloba distintos aspectos como sociais, econômicos, culturais e científicos. Os principais processos responsáveis pelo agravo da biodiversidade são:
- Introdução de espécies e doenças exóticas;
- Exploração demasiada de espécies de animais e plantas;
- Mudanças