Slide de Ci ncia do Ambiente
DE
CIÊNCIA DO AMBIENTE
TEMA:
OS GRANDE BIOMAS
TERRESTRES E
AQUÁTICOS
Professora: Fernanda Rosa
Curso : Engenharia de Produção
Componentes:
* Geyselene Torres
*Herlan Santos
* Fernando Alves
* Leandro Soares
*Luana Lemos
*Natália Costa
Introdução
Atualmente, os biólogos reconhecem mais de 2 milhões de espécies de seres vivos descritas e estimam a existência de um número similar de outras ainda desconhecidas. Cerca de 90% dessas espécies habitam a superfície terrestre,e o restante vive em ambientes aquáticos.
A distribuição dos seres vivos nos diferentes ecossistemas depende das condições ambientais.Grandes ecossistemas são formados por comunidades de seres vivos que ocupam um espaço caracterizado por condições ambientais específicas constituindo os biomas.
A ocorrência dos biomas está relacionada ao fato de que nenhum ser vivo está adaptado a todas as variações ambientais encontradas na biosfera.
Se assim fosse, o planeta seria coberto por um único tipo de bioma, e a diversidade biológica com certeza seria menor.
Diferença entre Ecossistema e
Bioma
Ecossistema designa o conjunto formado por todos os
fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região. Caracterizam-se pelo fato de serem sistemas altamente complexos e dinâmicos, com tendência para a auto-organização e auto-renovação. Os ecossistemas são, no fundo, o objeto de estudo da Ecologia.
Biomas são grandes estruturas ecológicas com fisionomias distintas encontradas nos diferentes continentes, caracterizados principalmente pelos fatores climáticos
(temperatura e umidade) e formações vegetais relacionados à latitude. Assim, podemos dizer que bioma é um conjunto de vida (vegetal e animal) em escala regional de condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
lassificação dos Biomas
A classificação dos biomas terrestres é feita principalmente com base no aspecto da