Trabalho Ci Ncias Do Ambiente
Engenharia Civil
RESUMO DO ARTIGO: Diagnóstico e combate à geração de resíduos na produção de obras de construção de edifícios: uma abordagem progressiva.
A indústria da construção civil ocupa posição de destaque na economia nacional, sendo responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Além de também se destacar como um dos maiores setores contingente de mão-de-obra direta empregada.
Esta indústria é responsável por um consumo considerável de materiais, seja em quantidade ou diversidade. Embora outras indústrias tenham problemas semelhantes, a ineficiência em alguns dos processos produtivos e, principalmente, o seu tamanho fazem com que a indústria da construção civil seja reconhecidamente uma grande geradora de resíduos. Estes aparecem tanto na construção civil informal, quanto ma formal.
Surgindo assim o interesse em saber a quantidade de resíduos gerada, pela construção civil, inserindo na discussão da redução de desperdícios, buscando formas de diminuir a produção d resíduos e criando meios de amenizar o impacto dos mesmos ao meio ambiente.
Num cenário de intensa discussão sobre a dimensão do desperdício de materiais na construção brasileira, foram definidas o processo de coleta de informações onde podem ser divididos em duas etapas: na primeira preconizam levantamentos extensos e bastante minuciosos, demandando bastante esforço e atuação; na segunda, tinha-se como meta reduzir o esforço e o tempo de envolvimento da equipe de coleta de dados, sem perder a precisão. A primeira postura nasceu num momento de menor conhecimento do assunto e de grandes controvérsias sobre ele. Por essa razão tinha-se como objetivo minimizar erros de coleta, a segunda postura representa um avanço em relação à primeira: denominando-se mais o fenômeno da ineficiência no uso dos materiais, foi possível definir um método mais expedito de avaliação.
A geração de um banco de dados contendo dados