Primeiro Trabalho De Ci Ncias Do Ambiente Numeros De Pagina 2
Apesar da dependência existente entre a industrialização, a poluição, o aumento da população e o comprometimento do meio ambiente por diversas substâncias não constitui nenhum problema recente.
Ao utilizar as fontes de energia da natureza, o homem produz uma série de resíduos e lixos orgânicos e inorgânicos: fezes, restos de alimentos, águas usadas, efluentes químicos, gases, partículas tóxicas, plástico, vidro, metais, papéis e outros. Estes são constantemente despejados no ambiente sem o tratamento adequado. São causadores de poluição e de contaminação, sendo muitas vezes responsáveis pela destruição irreversível das fontes de energia necessárias à vida humana.
Desde os primórdios da nossa história formaram-se, pela ação do homem, produtos de despejo e resíduos diversos que, levados aos rios, ao solo e ao ar atmosférico, mostraram-se poluentes. Devido a este problema, desde cedo tornou-se quase que obrigatório controlar através de normas, decretos e resoluções, a produção e a remoção destes resíduos. No início era restrito a uma determinada área, um local ou uma atividade, hoje o comprometimento precisa ser de toda população. Milhares de produtos químicos vêm sendo produzidos, armazenados, transportados e comercializados diariamente e, desde então, a preocupação maior está voltada aos riscos que tais produtos podem apresentar à saúde humana e com o impacto que os mesmos podem apresentar ao meio ambiente. A identificação dos aspectos ambientais inerentes às atividades da organização e a avaliação de suas possíveis conseqüências, constituem os passos iniciais para qualquer sistema de gestão. Isso é alcançado através da avaliação de aspectos ambientais com a identificação e a quantificação em cada setor do espaço estudado, dos diferentes tipos de falhas que podem ocorrer em suas instalações e os volumes de descargas em caso de acidentes.
1.1)Conceitos:
Muitas vezes os termos lixo e resíduos são usados como sinônimos, mas na realidade