trab grupo2
TRAB GRUPO 2
a - Explique qual foi a motivação para a elaboração do artigo justificada pelo autor.
Em 1986, o autor deste artigo, que trabalhava para um dos maiores grupos da atualidade do setor de saúde, verificou a insatisfação dos executivos com o critério de custeio por absorção, modelo amplamente difundido na época pelo extinto CIP - Conselho Interministerial de Preços.
Os gestores do grupo decidiram buscar a implantação de um método mais eficaz, transparente, menos trabalhoso e sem o excesso de rateios questionáveis, como a implantação da gestão orçamentária por responsabilidade.
b) O artigo discute um problema relacionado à gestão de custos nos hospitais.
Informe no texto os principais problemas apontados pelo autor.
A Contabilidade de Custos esteve presente nas empresas até meados dos anos 80, época em que a inflação encontrava-se sob certo controle. No entanto, no final dos anos 80 quando a inflação ultrapassou os 300% a.a., o foco voltou-se a uma administração financeira. De 1985 a 1994, a inflação explodiu ultrapassando 600% ao a.a., o que levou as empresas a uma gestão ainda mais restritiva em finanças, frente à velocidade da desvalorização da moeda.
A ordem e o foco era eliminar custos na cadeia de valor, entre eles, Organização e Métodos e a própria contabilidade de custos em muitas empresas o que fez surgir fortemente à terceirização de muitas atividades identificadas de baixo valor agregado. A febre pela terceirização contribuiu para a redução e/ou postergação de custos, como também um forte downsizing em cargos e salários. Na verdade a terceirização no Brasil ocorreu diferente do exterior, com o objetivo cruel de redução de salários e postergação de pagamento frente à inflação. Daí um dos motivos do desaparecimento de algumas profissões.
c) Na opinião do autor, quem realmente determina o preço nos serviços de saúde?
Para o autor, o preço no Setor de Saúde sempre foi pré-determinado pelos tomadores de