chuva ácida
A chuva ácida acarreta diversas consequências que prejudicam tanto os seres humanos, quanto a natureza que o circunda. Talvez o maior desgaste causado pela chuva ácida seja nos lagos. Em condições naturais, os lagos apresentam pH em torno de 6,5 – 7,0, que é o ideal para a manutenção da fauna e da flora ali existente, porém, com o acúmulo das águas da chuva ácida, a acidez dos lagos acaba aumentando, e esse aumento prejudica os seres vivos que ali habitam. Quando o pH chega em 5,5, pode ocasionar morte de larvas, insetos e algas, que acaba interferindo no animais dependentes desses seres para se alimentarem. Quando o acúmulo de água com alta acidez torna-se maior ainda, o pH do lago atinge valores menores, e, quando chegam em torno de 4,0 - 4,5, pode causar intoxicação de diversas espécies de peixes, levando-os à morte.
Figura 1: Peixes mortos em função da acidez da água.
Fonte: http://meioambiente.culturamix.com/
O aumento da acidez decorrente da chuva ácida pode ser notado no solo também. Alguns tipos de solos ricos em calcário (CaCO3) e cal (CaO) conseguem neutralizar naturalmente as águas ácidas, porém alguns tipos de solo menos providos desses compostos acabam sofrendo um aumento da sua acidez. Essa acidez prejudica a prática da agricultura e aumenta a liberação de metais pesados no solo, que afetando o ser humano através da absorção desses metais pelas plantas e contaminação dos corpos d’água superficiais e subterrâneos. Esses metais pesados podem fazer os peixes produzirem mais muco, com isso há possibilidade de sufocarem-se, pois essa substância pode interditar a região das brânquias.
Figura 2: Processo de calagem do solo.
Fonte: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/> Acesso em 14/06/20015
A alta acidez das águas pluviais pode afetar diretamente o organismo humano, causando formação de ácidos no corpo. Tais ácidos podem acabar causando coriza, irritação na garganta, nos olhos e danos irreversíveis no pulmão. Se a