Relat rio 2 parte 1 bioquimica
RESULTADOS:
TUBO
lugol
TUBO
Reação de Benedict
COR
REAÇÃO
COR
REAÇÃO
1
Caramelo
negativo
4
esverdeado positivo 2
Azul-preto
positivo
5
azul negativo 3
Azul-preto
positivo
6
azul negativo Tubos 1 e 4: tubo controle. Lugol negativo porque houve reação, e benedict positivo porque formou produto.
Tubos 2 e 5: Banho maria fervente. A enzima foi desnaturada. Lugol positivo porque não houve reação entre amilase e amido, e Benedict negativo porque não houve formação de produto.
Tubos 3 e 6: Tubos com HCl, não ocorreu a reação porque a enzima foi desnaturada por ácido. Lugol positivo porque o amido não foi degradado e benedict negativo.
DISCUSSÃO:
Colocamos em três tubos de ensaio a solução de saliva. O primeiro foi o experimento-controle, o segundo aquecemos até ferver em banho-maria e o terceiro adicionamos ácido clorídrico. Em seguida acrescentamos a solução de amido e deixamos por 30min à 40°C em banho-maria.
Foi adicionado o reativo de Benedict nos tubos 4, 5 e 6 (que continham 1mL dos respectivos tubos 1, 2 e 3), e observamos que a reação dava positivo para glicídios redutores, a hidroxila livre do carbono anômero reduz o íon cúprico do reativo de benedict à óxido cuproso, e como resultado, observamos um precipitado de cor esverdeada.
Nos tubos 1, 2 e 3 adicionamos Lugol, que detecta a presença de substrato e dá positivo para amido apresentando um cor azul-preto, pois o iodo do Lugol é adsorvido pelo amido.