07
Dislipidemia entre Crianças e Adolescentes de Pernambuco
Dyslipidemia Among Adolescents and Children from Pernambuco - Brazil
Everaldo de Franca e João Guilherme Bezerra Alves
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Materno Infantil de Pernambuco e Escola de Pós-Graduação em Saúde Materno-Infantil
Porto Alegre, RS – Recife, PE
Objetivo: Descrever a prevalência de dislipidemia e sobrepeso entre crianças e adolescentes no Estado de Pernambuco,
Brasil.
Métodos: Durante a avaliação clínica, um questionário foi respondio por meio de entrevista com os pais, incluindo dados pessoais de cada criança e adolescente. Os critérios de exclusão foram história pessoal ou familiar de diabetes ou doença arterial coronariana (DAC). Amostras de sangue foram coletadas após jejum de 12 horas, e as seguintes avaliações foram realizadas por métodos enzimáticos: níveis séricos de colesterol total, colesterol LDL, colesterol HDL e triglicerídeos. Os dados foram analisados com o programa estatístico SPSS 11.5 que inclui o test-t de Student e o teste exato de Fisher.
Resultados: Das 414 crianças e adolescentes analisados no presente estudo, cerca de 30% apresentaram um perfil lipídico aterogênico, caracterizado por altos níveis de triglicerídeo, colesterol total e colesterol LDL. A prevalência de sobrepeso nesta amostra de Pernambuco foi 4%. As meninas apresentaram níveis de triglicerídeo e colesterol total mais elevados do que os meninos. Crianças e adolescentes apresentaram os mesmos valores de lipídios no sangue, o que não é esperado para crianças nessa fase do desenvolvimento.
Conclusão: Na presente população, um prefil lipídico desfavorável sugere que programas objetivando a prevenção de doenças cardiovasculares e obesidade devem começar precocemente.
Palavras-chave: Dislipidemia, sobrepeso, aterosclerose coronariana, crianças, adolescentes.
Objective: To describe the prevalence of dyslipidemia and overweight among children and adolescents in the state of