ANTIGLOBALIZA O Trabalho De Geografia
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI. E um processo múltiplo em que se verificam forte integração e progressiva interdependência entre as economias nacionais. Mas, além dessas características, outras mais podem ser destacadas: a rapidez e a intensidade do fluxo de pessoas, de informações, de produtos, de capital e de transações no mercado financeiros; a sensação de simultaneidade, como ocorre quando eventos internacionais são transmitidos mundialmente; ou outras formas de compartilhar informações com bilhões de pessoas ao mesmo tempo em todo globo em poucos minutos. Tudo isso viabilizado pelo avançado estagio tecnológico em que vivemos nestes tempos de globalização.
ASPECTOS NEGATIVOS
A globalização é um fenômeno moderno que surgiu com a evolução dos novos meios de comunicação cada vez mais rápidos e mais eficazes. Há, no entanto, aspectos negativos na globalização. No que concerne aos aspectos negativos há a referir a facilidade com que tudo circula não havendo grande controle como se pode facilmente depreender pelos atentados de 11 de setembro Estados Unidos. Esta globalização serve para os mais fracos se equipararem aos mais fortes pois tudo se consegue adquirir através desta grande autoestrada informacional do mundo que é a Internet.
Outro dos aspectos negativos é a grande instabilidade econômica que se cria no mundo, pois qualquer fenômeno que acontece num determinado país atinge rapidamente outros países criando-se contágios que tal como as epidemias se alastram a todos os pontos do globo como se de um único ponto se tratasse. Os países cada vez estão mais dependentes uns dos outros e já não há possibilidade de se isolarem ou remeterem-se no seu