Chuva de Balas - Mossoró
DESENVOLVIMENTO
• Costumes Alimentares da Época do Cangaço: Os cangaceiros viviam como nômades, ou seja, viviam sempre migrando de um canto para outro, nunca tinham um ponto fixo por tanto eles se alimentavam com o que encontravam pelo caminho; Como frutas, carne de animais caçados e bebiam o suco das frutas ou água de cacto ou algo rio ou riacho que houvesse pelo caminho. O umbuzeiro era muito utilizados pelos cangaceiros por ser uma fruta fácil de ser encontrada, principalmente como alimentação que geralmente era baseada em frutas, batatas e água.
Nas secas, os cangaceiros conseguiam água das raízes das árvores de umbu. E usavam seus gravetos como carvão para fogueiras. Á altura das raízes iam se tornando então mais aquosas, então eles lavavam os tubérculos e extraiam a água. Eles ainda raspavam as batatas do umbu, que serviam como “panelas” por serem bem resistentes. O umbu era tipo como a fruta sagrada do sertanejo, e quando batida ao leite eles a chamavam de “vitamina do sertanejo” ou “força do sertanejo”.
• Principais Grupos Alimentares da Época do Cangaço: • Desnutrição: Causa e doenças
A desnutrição naquela época era muito forte, pois, como eles tinham uma alimentação baseada em frutas, água e carne de animais nem sempre era fácil se encontrar alimento. O sertão é conhecido por sua vegetação e principalmente por sua escassez de água e frutas e de certa forma de “vida”, o que dificultava ainda mais a procura por comida. Animais eram raros de serem encontrados, e quando encontrados, eram pequenos e não satisfaziam o bando; Água também era muito rara de ser encontrada, devido a grande escassez de chuva nesta parte do nordeste, por isso quando eles