bolsa família
Bolsa Família 2. DELIMITAÇÃO
Um Estudo sobre o programa bolsa família na erradicação da pobreza no CRAS da Zona Oeste da cidade de Manaus.
2. PROBLEMA (mínimo: 1/2 lauda; máximo: 1 lauda) O programa bolsa família é, atualmente, o maior programa de transferência direta de renda do governo federal, criado para combater a fome e minimizar os efeitos da condição de pobreza extrema existente no país. No Brasil o PBF atende cerca de 16 milhões de famílias beneficiarias. Especificamente em Manaus o programa atende cerca de 128 mil famílias representando 99,5% da estimativa de famílias pobres da capital. Segundo os dados coletados no CRAS da zona Oeste no dia 20/04/2014, no ano de 2013 nenhuma família deixou o programa por livre e espontânea vontade ou por apresentar índice irrelevante de melhoria em sua situação socioeconômica, e nenhuma perdeu o beneficio por não cumprir com as condicionalidades, visto que para ter a perda total a família recebe uma advertência antecipada por descumprimento das condicionalidades e acompanhamento por três meses.
Diante da longa permanência das famílias beneficiadas no PBF, sem melhoria em suas condições sócio-econômicas pergunta-se: O PBF esta sendo eficaz no cumprimento das suas metas de melhoria das condições de vida de seus beneficiários e como estratégia de erradicação da pobreza junta ás famílias assistidas no CRAS da Zona oeste de Manaus?
3. JUSTIFICATIVA (entre 1 laudas) A relevância dessa pesquisa consiste em analisar o programa Bolsa Família no CRAS da zona Oeste de Manaus, campo de estagio de uma das autoras desse projeto, onde se evidenciou a importância da investigação do PBF na questão da erradicação da pobreza junto às famílias beneficiarias e a sua eficiência no cumprimento da sua proposta de minimizar, de forma imediata, as conseqüências da condição de extrema pobreza, e a médio e longo prazo de reduzir os níveis desta condição através da sua estratégia de erradicação.