especialidades
Aparelho Reprodutor Feminino
1- Ovários
Compõem-se dos 2- Trompas de Falópio seguintes órgãos 3- Útero 4- Vagina 5- Vulva
1 – Ovários: São as gônadas (glândulas sexuais) femininas. Produzem os óvulos (células sexuais femininas), que se constituem na sua secreção externa e hormônios, que são os estrógenos ou estrogênios e a progesterona, que representa a sua secreção interna.
Os ovários, como os testículos, também são glândulas anfícrinas. Eles são em número de dois e estão suspensos na cavidade abdominal, através de ligamentos.
Encontramos os famosos Folículos Ovarianos ou Folículos de Graaf, que são pequenas vesículas de tamanhos diferentes, conforme o grau de maturação dos mesmos.
Uma menina, ao nascer, possui, nos dois ovários, 300 mil a 400 mil folículos ovarianos primários. Mas durante a vida de uma mulher, apenas cerca de 300 deles (dos 300 - 400 mil) conseguem atingir a maturação. Os outros vão sofrer a atresia e regredirem, sem chegar a produzir óvulos. Por volta dos 45 anos de idade, a mulher entra em menopausa.
OBS: Numa mulher cuja menstruação seja regular, há a maturação completa e a ruptura de apenas um folículo com liberação do óvulo na fase de ovócito II, a cada período de 28 dias em média.
Os ovários se revezam mensalmente no trabalho da ovulação (= liberação do óvulo). Sendo assim, cada ovário ovula aproximadamente de 2 em 2 meses.
2 – Trompas de Falópio:
São dois condutos ou tubos que servem de ponte entre os ovários e o útero. Nas extremidades livres, juntos aos ovários, as trompas se abrem num pavilhão cheio de franjas dotadas de movimentos ativos na época da ovulação.
Quando o folículo de Graaf se rompe e elimina o óvulo (na forma de ovótide II), este é recolhido pelas franja da trompa e daí é conduzido ao longo do canal da mesma.
As trompas exercem movimentos peristálticos, e seu