Reações de dupla troca
Como já se sabe a água é muito abundante no planeta e acima de tudo é um bom solvente pra muitas substâncias, por essas e várias outras características da água ela é comumente usada para os estudos de reações que ocorrem em solução.
Ao misturarmos duas ou mais substâncias e o meio formado conter apenas uma fase é o que chamamos de mistura homogênea. No experimento em questão ao misturarmos determinados regentes veremos como ocorre o que se chama de reação de dupla troca, que é o ato de dois componentes reagirem mediante a uma troca de cátions e ânions. Essa reação é de grande importância para a química inorgânica por permitir a síntese de diversos compostos e na química analítica por serem utilizados na análise qualitativa ou quantitativa.
Genericamente esse tipo de reação ocorre da seguinte forma, AB + CD → AD + CB, como podemos perceber as duas substâncias AB e CD realizam uma “troca” e devido a isso ocorre a formação de duas novas substância AD e CB. Em solução aquosa ocorre três tipos dessa reação, que são, reações de precipitação, reações de ácido-base e reações com formação de gases.
Nas reações de precipitação envolve duas ou mais substâncias iônicas solúveis em água que ao misturadas seus íons reagem entre si formando um composto insolúvel ou pouquíssimo solúvel em água. Nas reações de ácido-base são as chamadas reações de neutralização temos por definição que um ácido é um substância que produz íons hidrogênio (H+) em solução e uma base é uma substância que produz íons hidróxido (OH-) em solução e a neutralização é definida como a combinação desses íons para a formação de água. Nas reações com formação de gases é dada quando a geralmente reação de dupla troca entre carbonatos e ácidos produz uma substância muito volátil e como essa substância passa para o estado gasoso com muita facilidade na mesma mistura ocorre uma decomposição da substância formada em questão e que na maior parte decompõe-se em H2O e CO2.
No experimento em questão a