caso complet 6
Tereza Ventura mail@terezaventura.net [in Sistemas de Informação Organizacionais, Luís Amaral & all, Edições Sílabo, Lisboa, 2005]
Resumo
A sobrevivência e o desenvolvimento das organizações são indissociáveis da sua capacidade de auto-regulação, ela própria suportada pelas capacidades de entendimento do exterior em mudança e de relacionamento pró-activo com os seus agentes influentes ou determinantes. Ler a situação, atempadamente, exige receber, processar, transformar, entender os inputs informacionais externos, e incorporar os resultados na estratégia da organização. A resposta exige também uma comunicação fluente da informação indispensável aos parceiros e clientes.
Este capítulo aborda o impacte das redes e, em particular, da Internet na comunicação da informação. Impacte tão amplo que se estende à esfera individual, organizacional e social, como (pró)motor da sociedade do conhecimento.
Com base num caso paradigmático – uma universidade – apresentar-se-á o percurso
(simplificado) de transformação organizacional, realçando o impacte das redes (e da
Internet) na arquitectura de suporte ao seu sistema de informação/comunicação. Aliás a escolha deste caso justifica-se pela centralidade do Ensino Superior no processo de transição para a sociedade do conhecimento.
O paradigma da comunicação em rede será apresentado em contraponto com o paradigma de desenvolvimento de parcerias em rede organizacional, articulados com as arquitecturas dos sistemas de informação de suporte.
Palavras-chave: Comunicação; Conhecimento; Hipertexto; Informação;
Internet; Redes; Sistemas.
1. Introdução
A sobrevivência e o desenvolvimento das organizações são indissociáveis da sua capacidade de auto-regulação, ela própria suportada pelas capacidades de entendimento do exterior em mudança e de relacionamento pró-activo com os agentes
(organizações ou indivíduos, parceiros, clientes,