Chomsky
7 (3):269-280, set/dez 2006
© 2006 by Unisinos
Leibniz e Chomsky: convergências e divergências
Leibniz and Chomsky: convergence and divergence
Cristine Gorski Severo1 crisgorski2@hotmail.com RESUMO: Objetiva-se refletir sobre possíveis aproximações e divergências entre aspectos das teorias do filósofo racionalista Leibniz e do lingüista Chomsky, a partir da discussão de algumas questões: A relação mente/corpo; a linguagem; o método de pesquisa; o sentido; o pensamento e o inatismo. Serão enfatizados os conceitos de inatismo e de virtualidade, sendo que a hipótese levantada é que o conceito de “virtual” de Leibniz pode ser aplicado aos trabalhos de Chomsky mediante a consideração de três situações, que giram em torno dos graus de atenção e de ordenamento envolvidos na atualização dos princípios inatos.
Palavras-chave: Chomsky, inato, Leibniz, linguagem, virtual.
ABSTRACT: The article reflects on some possible similarities and differences between Leibniz and Chomsky in relation to the mind/body relation, language, the method of work, meaning, thinking and the concept of innate. It emphasizes the notions of “innate” and “virtual” and raises the hypothesis that Leibniz’s conception of “virtual” can be applied to the theory of Chomsky by considering three situations that are related to the degree of attention and ordering necessary for the actualization of the innate principles.
Key words: Chomsky, innate, Leibniz, language, virtual.
Introdução
O objetivo deste artigo é levantar alguns pontos de aproximação e, porventura, de distanciamento possíveis entre as teorias de Leibniz e de Chomsky, no que concerne às seguintes noções: pensamento, relação mente/corpo, linguagem, sentido e inatismo. Considera-se que um dos pontos principais de convergência entre as duas perspectivas é o conceito de inatismo. Assim, uma das questões tratadas neste artigo é a possibilidade de articular a “idéia” de virtual presente na filosofia de Leibniz, sobretudo no que diz