Eutanasia Bioetica
Eutanásia - passou a significar apenas a morte causada por conduta do médico sobre a situação de paciente incurável e em terrível sofrimento.
Ativa- que seria provocar a morte rápida, através de uma ação deliberada, como, por exemplo, uma injeção intravenosa de potássio;
Passiva - que seria deixar morrer através de suspensão de uma medida vital, e que levaria o paciente ao óbito em um espaço de tempo variável.
Eutanásia duplo efeito- significa morte acelerada indiretamente como conseqüência das ações médicas executadas com o propósito de aliviar o sofrimento de um paciente terminal.
Eutanásia voluntária- é a morte provocada consentida pelo paciente.
Eutanásia involuntária- corresponde à morte provocada sem o consentimento do paciente.
Ortotanásia ou paraeutanásia - conhecida por eutanásia por omissão - indica a omissão voluntária, pelo médico, dos meios terapêuticos, visando deixar o paciente que sofre doença incurável e terrível agonia encontrar a morte.
É um processo de humanização da morte, com o alívio de sinais/sintomas, especialmente a dor. Não há emprego de meios que causemsofrimentos adicionais, mas sim de meios adequados para tratar uma pessoa que está morrendo.
O tratamento é fútil quando a sua adoção apenas prolongará a morte, não sendo efetivo para melhorar ou corrigir as condições que ameaçam a vida do paciente.
A conduta médica será lícita se não significar encurtamento do período natural de vida do paciente portador de doença incurável e já em terrível sofrimento, ou se resultar do emprego de recurso médico tendente a aliviar-lhe o sofrimento, em atenção ao princípio da não maleficência. Caso contrário, caracteriza homicídio, pois significará auxílio médico à morte.
CUIDADOS PALIATIVOS
Organização Mundial de Saúde (OMS), como o controle da dor e de outros sintomas, e o cuidado dos problemas de ordem psicológica, social e espiritual; atingindo a melhor qualidade de vida possível para os