Pr Projeto Mestrado Copia
CENTRO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO SOCIOAMBIENTAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS – PPGCA
Influência do município de Itapetinga na qualidade de água do rio das contas
Jequié-BA
Julho de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
CENTRO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO SOCIOAMBIENTAL
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS – PPGCA
Influência do município de Itapetinga na qualidade de água do rio Catolé
Jequié-BA
Julho de 2014
1. Introdução
Um dos problemas decorrente do crescimento acelerado da população urbana brasileira está relacionado à infraestrutura e ocupação desordenada do espaço urbano, principalmente na periferia das cidades. Isso acontece em razão da ausência ou pouca eficiência de um plano diretor que direcione o uso e ocupação do solo. Este cenário aumenta o desafio do gerenciamento das águas urbanas, exigindo um estudo mais especifico dos impactos e um monitoramento mais adequado (SILVEIRA et. al., 2003).
Este crescimento atrelado a um ineficiente gerenciamento dos recursos hídricos tem acarretado na contaminação dos corpos d’água, aumentando a necessidade de realizar-se monitoramento ambiental para a obtenção de dados que possibilitem uma visão mais complexa da problemática.
Dentre os corpos d’água mais atingidos pelas fontes poluentes provenientes da má ocupação do solo das cidades, os que possuem trechos de seu percurso dentro do perímetro urbano são os que requerem um maior controle ambiental. Devido à falta de saneamento ou pouca eficiência desses sistemas, os esgotos domésticos são diretamente lançados no leito dos rios. O impacto causado pelos municípios na qualidade da água deve ser estudado a fim de encontrar alternativas que viabilizem a manutenção desses corpos hídricos, garantindo sua disponibilidade para as gerações futuras.
O monitoramento ambiental dos corpos d’água são as práticas mais adequadas para avaliar o seu estado e os agentes