Catolicismo em Franca
Revista Brasileira de História das Religiões – ANPUH
Maringá (PR) v. 1, n. 3, 2009. ISSN 1983-2859.
Disponível em http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pub.html
CATOLICISMO EM FRANCA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: A TENTATIVA
DE CRIAÇÃO DO BISPADO.
Leonaldo Cardoso Beneti
RESUMO: Investiga as características do catolicismo em Franca. Identificando os aspectos de sua romanização através dos vários meios; clero religioso, os colégios e a imprensa católica. Até chegar a meados da década de vinte, com a tentativa de elevar Franca como diocese, sob a autoridade de um bispo.
PALAVRAS-CHAVE: Catolicismo; romanização; diocese; Franca.
METODOLOGIA DE PESQUISA
O tema abordado nesta pesquisa é a tentativa de criação da diocese na cidade de
Franca/SP no início do século XX.
Existem vários trabalhos na linha de investigação sobre história das religiões e do catolicismo em Franca. O que nos permite contar com fontes para uma sólida estrutura que nos faz entender os meandros do catolicismo francano.
Portanto, ao trabalharmos o tema da diocese em Franca, assumimos a tarefa de prosseguir cooperando para melhor entendermos a presença e a organização deste catolicismo. Utilizamos como forma de pesquisa a investigação de documentos manuscritos e impressos, no período que compreende a primeira metade do século XX delimitada na década de vinte.
INTRODUÇÃO
Em meio ás inúmeras iniciativas do catolicismo francano no início do século XX nos deparamos com um movimento em vista de tornar Franca a sede de uma diocese.
Percebemos que é uma iniciativa vertical, ou seja, parte principalmente da hierarquia eclesiástica identificada por dois personagens principais: D. Alberto José Gonçalves, primeiro bispo da diocese de Ribeirão Preto (1909-1945) e Frei Gregório Gil das
Resumo da monografia apresentada no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto sob a orientação da professora