Teatro Elisabetano
O período elisabetano ou período isabelino é o período associado ao reinado da rainha Isabel ou Elizabeth I (1558-1603) e considerado frequentemente uma era dourada da história inglesa. Esta época corresponde ao ápice da renascença inglesa, na qual se viu florescer a literatura e a poesia do país. Este foi também o tempo durante o qual o teatro elizabetano cresceu e Shakespeare, entre outros, escreveu peças que rompiam com o estilo a que a Inglaterra estava acostumada. Foi um período de expansão e da exploração no exterior, enquanto no interior a Reforma Protestante era estabelecida e defendida contra as forças católicas do continente.
O período elisabetano é assim tão considerado em parte pelo contraste com os períodos anterior e posterior. Foi um breve período de paz nas batalhas entre protestantes e católicos e as batalhas entre o parlamento e a monarquia que engolfaram o século XVII. As divisões entre o catolicismo e protestantismo foram definidas momentaneamente pelo "Estabelecimento Religioso Elisabetano" e o parlamento ainda não era forte o suficiente para desafiar o absolutismo real.
A Inglaterra também estava bem se comparada às outras nações europeias. O renascimento italiano acabou sob o peso da dominação estrangeira na península. França estava embrulhada em suas próprias batalhas religiosas que só terminariam em 1598 com o Édito de Nantes. Em parte por causa disto (mas também porque o ingleses tinham sido expulsos de seus últimos territórios no continente) os conflitos seculares entre França e Inglaterra suspenderam-se durante o Período Elisabetano.
Tetro Elisabetano
O período elisabetano ou período isabelino é o período associado ao reinado da rainha Isabel ou Elizabeth I (1558-1603) e considerado frequentemente uma era dourada da história inglesa. Esta época corresponde ao ápice da renascença inglesa, na qual se viu florescer a literatura