CHOCOLATE
CHOCOLATE conta a história de uma jovem mãe, vivida por Juliette Binoche, que chega a pequena e repressiva vila francesa de Lansquenet-sous-Tannes, com sua filha de 6 anos de idade e abre La Chocolaterie Maya. Com suas receitas deliciosas e inovadoras, além do seu jeito único de receber os clientes, aos poucos vai conquistando cada morador do vilarejo e consegue estabelecer seu negócio.
Além do apelo gastronômico, com receitas diferenciadas de chocolate, é interessante verificar a maneira utilizada pela dona da chocolateria para conquistar sua clientela desconfiada e manipulada pelo prefeito religioso e dominador, que tenta boicotar a nova empreendedora.
É possível tirar várias lições de como conquistar clientes com este filme. Entre elas, quero enumerar algumas:
1 - A fachada da La Chocolaterie Maya chama a atenção. A vitrine é bem decorada e a apresentação dos produtos é impecável.
2 - Ela não espera pelo cliente dentro de sua loja, mas vai a busca do cliente e o atrai para entrar na loja. Ela comunica sobre seus produtos.
3 - Ela presta atenção no seu cliente e atende a cada um de maneira singular, personalizada. Além disso, a dona da chocolateria tem uma forma de descobrir o chocolate preferido de cada cliente e o conquista com este chocolate. Ela não vende em "massa", ao contrário disso, sabe que cada cliente é único e tem preferências diferentes e, portanto, atende a cada um com um chocolate diferenciado.
4 - Ela propõe que o cliente deguste o seu chocolate favorito, por conta da casa. Faz isto como um investimento, para que o cliente conheça os seus produtos e passe a comprar. É a lei do "perder" para ganhar!
Além das quatro lições acima, muitos outros princípios do bom atendimento e de fidelização de clientes podem ser absorvidos de maneira lúdica através deste filme, e quero destacar mais um, o qual julgo ser primordial para qualquer tipo de negócio, especialmente negócios