china aspectos politicos
A Republica Popular da China,fundada em 1949, é um dos quatro estados restantes que se declaram socialistas, ao lado de do Vietnã, do Laos e de Cuba. A partir dessa data, gradualmente as empresas privadas foram substituidas por empresas estatais de natureza coletiva. (aIKEN, LU, 1998 ). Durante quatro décadas, o regime comunista do país proibia a propriedade privada ,o mercado de capitais organizados e livres e o sistema de preços de mercado. tudo era controlado pelo estado, o qual era o unico prooprietario e retentor de todos os recursos financeiros e dos meios de produção.
A democracia popular da china é constituído por um parlamento unicameral e um único partido, o partido comunista da china (PCC), cujo poder está consagrado na constituição.O sistema eleitoral chinês é hierérquico. As assembléias populares de diversos níveis se constituem mediantes à eleições. As assembléias populares de diversos níveis decidem as políticas e principios importantes e elegem os organismos de administração , judiciário e fiscal do estado.Os Congressos Populares locais são eleitos diretamente e todos os níveis mais elevados de Congresso Popular até a Assembleia Popular Nacional (APN) são eleitos indiretamente pelo Congresso Popular de nível imediatamente inferior. O Sistema político é parcilamente descentralizado, com poucos processos burocráticos internos ao partido e ao nível das vilas locais.
As forças armadas pertencem à população, e tem como objetivo a defender a nação, resistir a agressão, defender a patria, defender o trabalho pacífico do povo, participar na constituição do páis e se esforçar para servir à população.
No entanto,O governo chinês é descrito como comunista, socialista, mas também autoritário e com muitas restrições em relação à internet, imprensa, liverdade de reunião, direitos reprodutivos e liberdade de religião. Seu atual presidente, Xi Jinping denomina seu Sistema político/econômico como"socialismo com características chinesas". Apesar