Desenvolvimento econômico da China
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Aula-tema 03: Desenvolvimento econômico da China
NOME
RA
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CHINA
No ano de 2014 tivemos o WORLD ECONOMIC FORÚM, com participação dos principais países do globo, muitos temas foram alencados e discutidos, uma vez que a economia global está em crise, mesmo sendo visível um quadro de melhora, assim às principais potências mundiais esclareceram algumas questões. Como a China é conhecida como a “fábrica do mundo” e o principal país do bloco dos emergentes (BRICS), sempre dá-se atenção à situação deste país oriental.
A China subiu uma posição no ranking mundial, em relação ao ultimo ranking, configurando-se na 29° posição. Isso se dá ao momento de um ambiente estável da macroeconomia, seu forte aspecto está voltado aos valores competitivos que o mercado possibilita, mão de obra barata, benefícios fiscais do governo e localização privilegiada geograficamente, sendo um excelente ponto das rotas marítimas para exportação e importação.
Esses são os principais aspectos de interesses em abrir-se uma empresa no território oriental, sendo encontrado um custo operacional de mercado barato e assim, aumentando a possibilidade de lucro. Encontra-se menos de 60 companhias brasileiras em território chinês, ao analisarmos vemos que por ser um país em expansão não possuí tantas empresas de fora, como o Brasil.
Motivos pelo qual muitas vezes empresas estrangeiras não fazem negócio com a China referem-se, ao difícil entendimento do sistema político, possuidor de vários impasses na constituição de empresas estrangeiras, e ainda verifica-se que às leis trabalhistas muitas vezes não estão em acordo com às leis da OMT, principalmente no tocante às leis de proteção de direito industrial e de condições de trabalho aos empregados, uma vez que possuem muitas vezes condições precárias de trabalho, e até mesmo, trabalho escravo em regiões