Chiaveneto
.
As Organizações não existem no vácuo. E nem estão sozinhas ou isoladas no mundo. Elas vivem e operam em um meio ambiente que lhes serve de nicho. Na verdade, as organizações retiram insumos do ambiente que retornam a ele como produto ou serviços através de atividade organizacional. Elas funcionam como conjuntos integrados de atividades que agregam valor, criam riqueza e servem a sociedade.
Conceito de Sistema:
Um sistema pode ser definido como um conjunto integrado de partes, intima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e destinado a atingir um objetivo específico. Todo sistema faz parte de um sistema maior (supra-sistemas) e é constituídos de sistemas menores (subsistemas).
Todo o sistema apresenta fluxos e intercâmbios de informação, materiais e energia que procedem do ambiente como entradas (inputs), passam por processos de transformação dentro do sistema (processamento) e saem como saídas ou resultados (outputs).
Classificação dos sistemas:
· Sistemas físicos e concretos. São compostos de equipamentos, instalações e de objetos e coisas reais. Recebem o nome de hardware e são constituídos de coisas físicas e materiais, como as maquinas e equipamentos. São descritos em termos quantitativos de desempenho.
· Sistemas abstratos e conceituais. São compostos de conceitos, abstrações, hipóteses e idéias. Recebem o nome de software e são constituídos de aspectos não-físicos.
Classificação da natureza dos sistemas:
· Sistemas fechados. São os sistemas cujo as entradas e saídas e pequeno e conhecido. Não existe sistemas totalmente fechados, mas sim sistemas herméticos as influências ambientais. São chamados também de sistemas mecânicos, como máquinas e equipamentos.
· Sistemas abertos. São os sistemas que apresentam intensas relações de intercâmbios com o ambiente, através de múltiplas entradas e saídas. São probabilísticos, flexíveis e chamados sistemas