Teoria geral da administração
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA E ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVO
Sobre o Livro Teoria Geral da Administração de Adalberto Chiavenato – Capítulos I e II
Maria de Brito Coutinho
A ampla bibliografia de Idalberto Chiaveneto, autor de diversas obras de grandes destaque no mercado, uma delas se chama a Teoria Geral da Adminsitração, onde o autor mostra a constante necessidade de inovação e renovação, oferece uma visão das organizações e do seu contexto. Este livro é ótimo para os que sonham ter sucesso no ambiente de trabalho pois aborda temas de grande importância como: saber planejar, fazer planos e todos os tipos de alertas para que erros freqüentes não aconteçam.
Abordaremos da Obra de Chiavenato a Teoria Neoclássica e seu principal produto que é a Teoria da Administração por objetivos. Surgindo como uma nova versão da Teoria Clássica, a Teoria Neoclássica é um novo figurino das empresas de hoje, dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas, vale ressaltar os importantes erros e acertos de Taylor como peça chave para as futuras Teorias, um passado construtor de um futuro, ele foi o primeiro homem de que se tem noticia que não aceitou o trabalho como favas contadas, mas o examinou e o estudou a fundo”.
A Teoria Neoclássica tem forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis. A Teoria Neoclássica é quase como uma reação à enorme influência da ciência do comportamento no campo da Administração que ocorreu em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem as organizações . Os neoclássicos pretendem colocar as coisas nos seus devidos lugares. E, para tanto, retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as circunstâncias da época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível.Os neoclássicos preocupam-se em estabelecer normas de