A perspectiva da sociologia como ciência e a sua importância
A sociologia iniciou-se no século XIX foi fundamental para o aperfeiçoamento e surgimento de divisões de estudo das Ciências Sociais, seu principal foco é a sociedade, as organizações sociais e os processos interligam o indivíduo com seus grupos.
Após as Revoluções Industrial e Francesa um rápido processo de urbanização se instalou, trazendo consigo grandes problemas sociais, onde a classe trabalhadora convivia com péssimas condições em seus serviços. Naquela época a burguesia procurava mão de obra barata e produção em massa, com isso, cada individuou trabalhava cerca de 15 horas por dia, com movimentos repetitivos sem citarmos as más moradias e as precárias instalações no trabalho.
Surgem então os primeiros pensamentos sociológicos, procurando entender o estado em que se encontra a organização da sociedade e as mudanças ocorridas no meio social. O termo sociologia foi usado pela primeira vez em 1838 pelo filosofo e matemático, Augusto Comte, chamando á antes de física social. Preocupado com a desordem em que se encontrava a sociedade, Comte Critica os pontos negativos da filosofia iluminista (motivador das revoluções) buscando através de seus pensamentos a organização e a ordem.
O alemão Karl Marx vê com outros olhos a sociologia, para ele a função desta disciplina não era de resolver “problemas sociais”, mas sim proporcionar mudanças e melhorias significativas na sociedade.
Max Weber, um dos mais importantes pensadores do século passado, contribuiu significativamente com memoráveis estudos para o vasto campo da sociologia. Weber desenvolveu uma significante metodologia para estudar a sociedade, refletiu também sobre sistema de estratificação social e sobre a burocracia que virou algo indispensável em alguns grupos organizacionais.
A sociologia também gerou muitos pensadores em território brasileiro, dentre eles: Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda, Caio Prado Junior e por fim mais