Recrutamento e seleção
Segundo Chiavenato (1991), recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O que torna um desafio para muitas organizações é encontrar profissionais qualificados para as vagas disponíveis, uma boa opção é ter um grande número de candidatos. Tendo uma variedade maior fica até mais fácil de escolher o candidato mais capacitado para tal função, embora seja desgastante quando se trata de tempo, mas o resultado será satisfatório.
O recrutamento é um fator de extrema importância para as organizações, pois através dele selecionamos e analisamos os melhores profissionais para serem admitidos. Nele possui duas dimensões. A primeira é a da empresa com uma função comandada pela área de Recursos Humanos. A outra é a função do gestor.
Recrutamento
Para Marras (2002), todo processo de recrutamento de pessoal tem início a partir de uma necessidade interna da organização, no que tange à contratação de novos profissionais. A primeira coisa que devemos fazer antes de iniciar o processo é identificar a necessidade de mão de obra na empresa, a partir daí podemos começar. Logo, introduzimos outras etapas como, por exemplo, traçar o perfil do candidato, usando como base um formulário apropriado para cada vaga, analisar a descrição de cargos, entre outras coisas.
Na Mardisa Veículos usaremos três meios de Recrutamentos proposto por CHIAVENETO (2009). Veremos mais embaixo as definições.
Recrutamento Interno
Para Carvalho e Nascimento (1997), o recrutamento interno está fundamentado na movimentação de quadros de pessoal da própria organização, envolvendo transferências, promoções ou planos de carreira, mas como todo e qualquer processo há vantagens e desvantagens. CHIAVENETO (2009)
O recrutamento interno é um bom meio de recrutamento, pois os indivíduos já são conhecidos e a empresa lhes é familiar. Este tipo de recrutamento constitui, ainda, um