Chester Barnard TGA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS – ESAG
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL
DIEGO COSTA SEARA
EDUARDA MENEGHEL TALAVERA
GABRIELA PIERRI
LUCAS MARTINS
PAULA SALUM PINTO DA LUZ
WILLIAM OLDEMBURGO
CHESTER BARNARD
FLORIANÓPOLIS
NOVEMBRO 2014
Chester Barnard nasceu no dia 07 de novembro de 1886, em Malden, Massachusetts, EUA. Em 1922, com apenas 36 anos chegou a vice-presidente e diretor geral da Bell Telephone Company da Pensilvânia. Em 1927 foi promovido a presidente da New Jersey Bell Telephone Company. E em 1948 aposentou-se para tornar-se presidente da Fundação Rochefeller, na qual ficou até a sua morte, no dia 07 de junho de 1961 em Nova York.
Estudou economia em Harvard, porém não conseguiu completar o curso e obter o diploma. Em 1937 foi convidado pela faculdade a ministrar um curso aberto, no qual deveria conduzir oito sessões sobre as funções do executivo. Mais tarde a editora da universidade procurou-o e pediu-lhe que transformasse o conteúdo dessas sessões em um livro, que tornaria-se sua obra mais notável, “As Funções do Executivo”, publicado em 1938.
Para Barnard, a organização deveria ser vista como um sistema cooperativo, os interesses individuais deveriam convergir com os da organização. A cooperação entre os indivíduos surge da necessidade de superar as limitações que restringem a atuação isolada de cada um. A necessidade de cooperar entre si leva as pessoas a constituírem grupos sociais, porém, cada pessoa tem suas características individuais próprias:
a) Sua atitude: que se espelha em seu comportamento;
b) Os fatores psicológicos: significam a combinação e os resultados dos fatos físicos, biológicos e sociais que afetaram o passado do indivíduo e estão influindo no seu presente;
c) A capacidade de determinação e o poder de escolha: responsáveis pelo senso de integridade pessoal de cada um. Esse poder de escolha é limitado;
d) Tanto os indivíduos como as