Texto Jeo
Nos anos 80/90 houve pressão para a reconfiguração do papel do estado capitalista com isso teve grandes impactos para a politica social, que se articula com uma reação a crise do capital que começa nos anos 1970.
A crise afeta todos os países com isso diminui a oferta de emprego e cresce a mão-de-obra barata uma vez que sem emprego e com salários baixos, com isso surge o fordismo um modo de produção desgastante os trabalhadores trabalham como maquinas horas afim sem intervalos com tempo determinado até para ir ao banheiro. Surge novas politicas sociais uma vez que a desigualdade social aumenta os anos de ouro não foi oque se esperava, trouxe riquezas, mas também trouxe a degradação social.
A mundialização do capital não e um resultado inevitável de fatores econômicos a ações politicas.
O estado foi um mediador ativo nas relações capitalistas em sua fase monopolista o período pós 1970 marca o avanço de ideias neoliberais q começam a ganhar força a partir da crise capitalista 1969/1973 o crescimento das taxas de inflação, foi usada como argumentos que os neoliberais encontraram para criticar o estado social e o “consenso” ao pós-guerra que permitiu a instituição do welfare state. Um modelo que só beneficia a burguesia, (só quem tem o poder).
O neoliberalismo surgiu graças à globalização e mais concretamente á globalização da economia. Depois da segunda guerra mundial o aumento do consumo e o avanço da tecnologia da produção liberaram a sociedade para o consumismo. Com tudo isso cresce cada vez mais a lutas de classes e de poder.
Nomes:
Bruna Renata RA: 313106314
Juliana Reberte RA:313110171
Michele Batista RA:313107007
Priscila Ap. RA:313103520