TGA - Escola de Relaçoes Humanas
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Escola de Relações Humanas
Disciplina: Teoria Geral da Administração I
Professor: Nelson Germano Beck
Acadêmicos: Felipe Favreto Manfroi e Mariana Grando Martins
Passo Fundo, Abril de 2012
1. Introdução
A Escola das Relações Humanas teve como seu principal difusor Elton Mayo, que defendia a tese da necessidade psicológica do homem de sentir-se como membro de um grupo social, isto é, além da recompensa financeira, é necessário que a organização favoreça a cooperação e a integração ao grupo social.
Com o passar do tempo, tornam-se mais humanas e democráticas as relações entre as pessoas e as organizações, na qual se intensificam as preocupações com os aspectos psicológicos e sociológicos, iniciando assim a aplicação de conceitos, como a motivação pessoal, a liderança no grupo social e a comunicação e repasse de informações.
Este trabalho tem como objetivo a explanação das teorias da Escola de Relações Humanas, baseado em uma pesquisa das mesmas.
2. Biografia dos Autores
Elton Mayo
Georges Elton Mayo (Austrália, 1880) foi um sociólogo australiano, um dos fundadores e principais expoentes do método sociológico industrial estadunidense.
Formou-se em Medicina na Universidade de Adelaide, trabalhou em África e lecionou na Universidade de Queensland. Ainda na Austrália, estudou as sociedades aborígines, que o tornaram sensível às múltiplas dimensões da natureza humana. Durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhou na análise psicológica de soldados em estado de choque.
É considerado o fundador do movimento das relações humanas, que se opôs aos princípios científicos do trabalho de Taylor. As suas teorias foram baseadas nas experiências que conduziu em Hawthorne entre 1927 e 1932 sobre os fatores que realmente motivam os empregados. Começou por trabalhar em pesquisas numa empresa