Ao mestre com Carinho
O filme conta a historia de um engenheiro negro desempregado que, enquanto não consegue um novo emprego em sua área, decide aceitar uma proposta para dar aulas numa escola do subúrbio. O Professor encontrou muita dificuldade, pois não tinha conhecimento da didática e nenhum preparo pedagógico para atuar em uma sala de aula com alunos indisciplinados, rebeldes e racistas.
Mostra os medos e os problemas dos adolescentes, além de discutir a questão racial e como a realidade social do aluno interfere no desempenho escolar e como a postura de um educador pode influenciar na vida dos seus alunos.
Quando o professor chega à escola lhe é dada uma classe de adolescentes que cursam o último ano e que não querem nada com a vida. Cada aluno daquela classe vivia algum drama em sua vida e esse drama também era vivido na escola, com os seus professores e diretor, pois ambos não acreditavam mais nesses alunos e tinham medo deles. Por enfrentarem problemas em casa, pobreza, preconceito racial, famílias desestruturadas por não terem a atenção e carinho de seus pais muito ocupados com carreira, situação econômica, na escola eles agiam daquela forma, tentando chamar atenção de uma forma agressiva, e conseqüentemente acabavam resultando num baixo rendimento escolar. A intenção desses alunos era fazer com que o professor desistisse de da aula como fizeram com os professores anteriores. Seus colegas lhe diziam que não adianta, pois os alunos são um caso perdido, e que provavelmente desistiria logo.
Em sua primeira aula, percebe os problemas que tem que enfrentar dentro da sala de aula e ver que não será fácil cumprir a missão que tem pela frente. Mas como esta, acostumado a hostilidades, principalmente por ser negro, enfrenta o desafio, mesmo com seus colegas professores não acreditando na possibilidade do seu sucesso com a turma. O método de aprendizagem da época ainda era muito precário, não havia controle no aprendizado