AO MESTRE COM CARINHO
Simone Pacheco Fortuna
Pedagogia
Curitba, Agosto de 2013.
Introdução
Para realização do Trabalho Interdisciplinar , obedeceu-se as orientações da Professora Marinice Natal da UNINTER. O proposto fora fazer um relatório, do filme “Ao Mestre Com Carinho” , relacionando a historia do mesmo destacando a relação professor-aluno na promoção da aprendizagem. “Ao Mestre Com Carinho” (Em inglês: To Sir, With Love) – 1967- 105 minutos - conta a história de um engenheiro, Mark Thackeray, que por falta de oportunidades, resolve se tornar professor, em uma escola localizada em um bairro pobre de Londres, onde enfrenta diversas dificuldades, como exemplo o racismo, a indisciplina dos alunos. Logo no primeiro dia, o Sr. Thackeray já enfrenta dificuldades, como o desencorajamento por parte de seus novos colegas de trabalho, principalmente do Diretor, que alega que os alunos só estão matriculados naquela escola, pois nenhuma outra os aceitaram, devido ao seus comportamentos questionáveis para a sociedade.
Após muita luta, reeducando novos valores para os alunos, o novato professor consegue mudar esses alunos, que muitos, já acharam impossível a mudança.
Em paridade com o curso de Pedagogia, e com a educação nos dias atuais, este Trabalho Interdisciplinar nos mostra, que existem diversos métodos de lecionar, como devemos nos portar diante de uma turma, sempre buscando destacar a maneira de se trabalhar na formação de cada aluno em uma sala de aula, buscando sempre a melhor relação professor-aluno.
Dominar o assunto é importante, porém é primordial saber passar este conhecimento, e preparar os alunos, não de uma maneira em que eles apenas memorizem o conteúdo, e sim que este conhecimento seja aplicado na rotina dos mesmo, de maneira positiva.
“Devemos compreender que a pratica docente precisa estar relacionada ao domínio de conteúdo e estrutura da matéria trabalhada e ao entendimento dos processos da formação de professor, na sua forma histórica e evolutiva,