Contabilidade
ADM- cientifica – Taylor – tarefas – foca produção baixar os custos
Teoria clássica – Fayol – estrutura organizacional – funções administrativas
Abordagem humana – George Elton Mayo – filosofia pragmática – psicologia social – o estado é responsável pela sociedade – pessoas que trabalham ou participam nas organizações.
DOS ASPÉCTOS TÉCNICOS E FORMAIS PARA ASPÉCTOS PSICOLOGICOS E SOCIOLÓGICOS.
PSICOLOGIA APLICADA AO TRABALHO
1° FASE * Análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho. * Psicologia do trabalho (psicologia industrial) * Sociologia do trabalhador
OBJETIVO
* Análise das características humanas que cada tarefa exige de teu executor. * Seleção científica dos empregados baseada nessas características por meio de testes psicológicos.
TESTES
* seleção de pessoal, orientação profissional, treinamento, método de aprendizagem, fisiologia do trabalho e estudos de acidente e fadiga.
2° FASE * Adaptação do trabalho ao trabalhador. * Está voltado para os aspectos produtivos.
TEMAS
* O estudo da personalidade do trabalhador e do gerente, motivação e o incentivo do trabalhador, a liderança, as comunicações, as reloações interpessoais e sócias dentro da organização. * A psicologia industrial contribui para demonstrar a parcialidade dos princípios da administração adotados pela teoria clássica. * Entre a teoria clássica e a teoria das relações humanas. * Autores que defendem os princípios clássicos mas engendram uma revisão, crítica, reformulação das bases da teoria.
1- Hugo Munsterberg (1863 – 1916) * Introdutor da psicologia aplicada nas organizações e do uso de testes de seleção de pessoal. 2- Ordnay Tead (1860 – 1933) * Foi o pioneiro a tratar da liderança democrática na administração. (bem comum, ambos os lados, participativo) 3- Mary Parker Follett (1868 – 1933) * Introduziu a corrente psicológica na administração. Rejeita qualquer fórmula universal