Enfisema Do C Dmio
Cádmio
Enfisema
O enfisema é uma irritação respiratória crônica, de lenta evolução.
No enfisema, os alvéolos transformam-se em grandes sacos cheios de ar que dificultam o contato do ar com o sangue, uma vez que foi destruído o tecido por onde passavam os vasos, causando oxigenação insuficiente e acúmulo de gás carbônico no sangue. Ela geralmente é causada pela inalação de produtos químicos tóxicos, como fumaça de tabaco, queimadas e poluição do ar.
Enfisema
Os danos às paredes dos alvéolos reduzem o espaço capaz de fazer troca de ar. Conforme os danos aumentam, as vias aéreas colapsam, resultando em menos superfície para trocas gasosas, levando a uma forma obstrutiva de doença pulmonar: o ar entra nos pulmões e não sai. Os níveis de oxigênio no sangue progressivamente menores aumentam a frequência respiratória como resposta compensatória.
Sintomas do
Enfisema
Respiração ofegante com chiado, tosse e sensação de sufoco, mas o pior deles é a falta de ar que se agrava à medida que a doença evolui. Os pulmões se tornam menos eficientes e o peito adquire uma forma cilíndrica característica da doença.
Enfisema
Cádmio
O cádmio é um subproduto da mineração do zinco, é um metal raro que é mais facilmente encontrado em ambientes aquáticos.
É usado na produção de componentes de bateria, tabaco, em tinturas e plásticos.
Exposição ao
Cádmio
O limite de exposição permissível do cádmio é de 5 microgramas por metro cúbico.
Exposição ao
Cádmio
Exposição crônica, até mesmo a concentrações relativamente baixas pode resultar :
- Dano permanente do rim e pulmão
- Danificar o fígado
- Perda de olfato
- Risco de aumento de câncer do pulmão e da próstata. Cádmio
Enfisema do Cádmio
O Enfisema do Cádmio (CD) é uma pneumopatia provocada por esse elemento e caracteriza-se por enfisema pulmonar, seguida de insuficiência renal e nefrolitíase, além de lesões ósseas do tipo osteomalácea. Trabalhadores expostos -São os da galvanoplastia (cadmiação de metais)
-