Chek list na cozinha
Esse relatório tem como objetivo a aplicação do chek – list na cozinha da cantina do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, que produz refeições para 150 alunos. Analisamos alguns quesitos como: Epi’s, higiene (manipulador, utensílios, equipamentos, etc.), vestuário, ergonomia, boas práticas, estoque, PEPS, dentre outros.
Tomamos como base a Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004 da Anvisa, que Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação; portaria CVS 5, de 09 de abril de 2013 - DOE de 19/04/2013 - nº. 73 - Poder Executivo – Seção I – pág. 32 - 35 que aprova o regulamento técnico sobre boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação e o roteiro de inspeção.
Visando a pesquisa e a intervenção dos problemas apresentados, iremos certificar que a cantina do CEEPBA é viável para a produção de alimentos, de forma que ofereça a segurança alimentar para os seus alunos. No decorrer deste relatório abordaremos mais sobre esses quesitos.
DESENVOLVIMENTO
Inconformidades e Conformidades
Vestuário para cozinha inadequado (sapato aberto, sem avental/jaleco), cabelos expostos mesmo com touca.
Adornos (brincos, pulseira, relógio, anel), e esmaltes nas unhas
Utilização de objetos externos durante a manipulação e preparação dos alimentos (fone de ouvido, celular, bolsas)
4.6.3 Os manipuladores devem ter asseio pessoal, apresentando-se com uniformes compatíveis à atividade, conservados e limpos. Os uniformes devem ser trocados, no mínimo, diariamente e usados exclusivamente nas dependências internas do estabelecimento. As roupas e os objetos pessoais devem ser guardados em local específico e reservado para esse fim.
4.6.6 Os manipuladores devem usar cabelos presos e protegidos por redes, toucas ou outro acessório apropriado para esse fim, não sendo permitido o uso de barba. As unhas devem estar curtas e sem esmalte ou base. Durante a manipulação,