Construção civil
“Talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor, mas lutamos para que o melhor fosse feito.
Não somos o que deveríamos ser,
Mas graças a Deus,
Não somos o que éramos”.
(Martin Luther King)
“Enquanto não estivermos comprometidos, haverá a hesitação”... Em relação a todos os atos de iniciativa e criação, existe uma verdade elementar, cuja ignorância mata inúmeros planos e idéias esplêndidas. No momento em que, definitivamente, nos comprometemos, a providência divina também se põe em movimento. Todos os tipos de coisas ocorrem para nos ajudar... Todo um fluir de acontecimentos surge a nosso favor como resultado da decisão, todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e de ajuda material... A coragem contém em si mesma a força e a magia.
Johnn Wolfgang von Goethe
(poeta e pensador alemão)
1 INTRODUÇÃO
Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como: casas, edifícios, pontes, barragens, estradas, aeroportos e outras infra-estruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
O relatório aqui desenvolvido faz menção, ao estágio curricular de Técnico em Segurança e Medicina do Trabalho, sob a supervisão e orientação de um Técnico em Segurança e Medicina do Trabalho. Toda a metodologia utilizada durante a realização do estágio teve como base, as Normas Regulamentadoras sendo feito antes de sua aplicação à análise preliminar dos riscos e perigos, e também, delinear de forma clara e sucinta tudo o que foi visto e posto em prática durante todo o período em que se deu o Estágio Curricular Obrigatório onde procedimentos, ações e dispositivos de segurança utilizados na aplicação da Norma Regulamentadora NR-18, que trata do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, teve como principal foco demonstrar como e de que forma foram postos em práticas todas essas atividades durante todo o período do estágio realizado na empresa.