Gestão ambiental
Introdução
Gerenciar suas relações com o meio ambiente já não representa para a as empresas uma postura benevolente em resposta a modismos ou pressões externas.
É muito mais uma atitude estratégica a ser assumida pela Alta Direção, baseada na constatação de que os clientes, acionistas, financiadores, empregados e comunidades estão e estarão cada vez mais exigindo qualidade ambiental de seus processos produtivos.
1. Conceitos e Definições do SGA
Em linhas gerais, o SGA (Sistema de Gestão Ambiental) é uma estratégia empresarial que, em processo de aperfeiçoamento contínuo, identifica oportunidades de melhoria, harmonizando os impactos das atividades da empresa sobre o meio ambiente.
"É um conjunto de rotinas e procedimentos que permite a uma organização administrar adequadamente as relações entre suas atividades e o meio-ambiente que as abriga, atentando para as expectativas das partes interessadas."
"Análise dos efeitos ambientais da organização de maneira sistemática, estabelecendo políticas ambientais relacionadas a esses efeitos, determinando metas e objetivos específicos para melhoria da performance, estabelecendo um programa de melhoria, estabelecendo procedimentos e práticas para cumprir o programa, estabelecer auditoria e análise de sistemas para assegurar o cumprimento."
A Gestão Ambiental era definida como "os aspectos da função geral de gestão (inclusive planejamento) que desenvolvem, implementam e mantém a política ambiental".
2. Princípios e Planejamento ao Gerenciamento Ambiental
Para implementar um Sistema de Gestão Ambiental, seja qual for seu ramo de atividade, qualquer empresa deverá:
* Incluir o gerenciamento ambiental entre as prioridades corporativas. * Estabelecer um permanente diálogo com as partes interessadas, internas e externas à empresa. * Identificar os dispositivos legais e outros requerimentos ambientais aplicáveis às atividades, produtos e serviços da empresa. *