Qualidade higiênica sanitário em padaria na cidade de franca
1.INTRODUÇÃO
1.1. Definição U.A.N.
Unidade de Alimentação e Nutrição (U.A.N). É aquela que fornece alimentação sadia, racional, variada e econômica de forma a evitar desperdício, além de indiretamente proporcionar educação alimentar. (BASILIO, GANGNUSS, VAZ, 2007).
Esta adequação deve ocorrer tanto no sentido da manutenção e/ou recuperação da saúde do comensal, como visando a auxiliar no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, a educação alimentar e nutricional. (PROENÇA, 1999).
Além desses aspectos ligados à refeição, uma UAN objetiva, ainda, satisfazer o comensal no que diz respeito ao serviço oferecido. Este item engloba desde o ambiente físico, incluindo tipo, conveniência e condições de higiene de instalações e equipamentos disponíveis, até o contato pessoal entre operadores da UAN e comensais, nos mais diversos momentos. (PROENÇA, 1999).
O requisito fundamental para que ela desenvolva uma atuação eficaz, consiste na definição clara e precisa de seus objetivos, o nível hierárquico que ocupa na estrutura organizacional e as normas gerais e específicas que disciplinem as atividades a serem desenvolvidas. Todo e qualquer órgão ou unidade de trabalho não pode funcionar independentemente ao tipo de atividade desenvolvida. (PROENÇA, 1999)
1.2. Tipo de modalidade de serviços (UAN’S)
a) Autogestão (serviço próprio) onde a empresa assume toda a responsabilidade pela elaboração das refeições, desde contratação de pessoal até a distribuição aos usuários; (MEZOMO, 2004)
b) Terceirização (serviço de terceiros), o fornecimento das refeições é formalizado por intermédio de contrato firmado entre a empresa beneficiária e as concessionárias. (MEZOMO, 2004)
c) Concessão: a empresa cede seu espaço de produção e distribuição para um particular ou para uma empresa especializada em administração de restaurantes, livrando-se dos encargos da gestão da UAN; (MEZOMO,