Controladoria
Com toda competitividade que o mercado apresenta, as empresas têm demonstrado grande interesse em posicionarem-se no mercado e, por isso, estão cada vez mais utilizando instrumentos financeiros e econômicos como forma de comparação entre si, necessitando assim, de um plano de negócio para ter em mãos informações privilegiadas, que identifique oportunidades e ameaças para não ser tomado de surpresa pelo mercado. Essa nova realidade exige, no âmbito das organizações, processos de tomada de decisão baseados em informações confiáveis e disponíveis. O tema sistema de informação tem sido amplamente abordado na história e no caráter evolutivo podemos identificar as seguintes fases da tecnologia da informação: * Sistema de processamento de dados- manual/mecanizado; * Sistema de processamento eletrônico de dados; * Sistema de informações gerenciais (EIS); * Sistema de apoio à decisão (DSS); * Sistema especialistas (inteligência artificial e redes neurais).
Gestão Econômico-Financeira
A linha “Gestão Econômico-Financeira” concentra pesquisas na avaliação e monitoramento do desempenho das organizações e da tomada de decisão dos indivíduos nessa organização. Baseia-se nos conceitos da teoria microeconômica, nos avanços das teorias de finanças corporativas e finanças comportamentais, assim como nas teorias associadas à disponibilidade e análise da informação e seus usos para o controle da gestão.
O estudo da linha concentra-se nos impactos das decisões econômicas e financeiras no desempenho das organizações e do impacto da utilização crescente da tecnologia, incluindo aqueles resultantes das ações de governança corporativa.
O papel da tecnologia no processo de gestão e controle se potencializa na medida em que o acelerado avanço tecnológico permite que novos arranjos organizacionais tornem-se viáveis e novos mercados possam tornam-se acessíveis. Isso reflete na potencialização das interações entre indivíduos, grupos e organizações, na