Engenharia
Liderança e Trabalho em Equipe.
Professor: Marco.
Aluno: Dan.
Trabalho Extra-Classe.
O presente trabalho trata-se de uma análise dos textos encontrados na apostila entregue em sala de aula e analogia das principais idéias capturadas nos textos com a realidade do meu ambiente de trabalho, banco público presente em praticamente todos os Estados da federação, com mais de 100 mil funcionários.
...
Da análise do primeiro texto, sobre a equipe criadora da bomba atômica, extrai-se o conceito de formação de equipes multidisciplinares.
Minha equipe é formada por pessoas vindas das áreas de informática, jurídica e contábil, todas reunidas a fim de atender uma demanda específica requisitada pelo banco.
A associação de diferentes formações acadêmicas agrega valor à equipe e traz diversidade de conhecimentos que otimizam o ritmo de trabalho.
...
Da análise do segundo texto, relativa à parte da viagem ao Himalaia, subtrai-se a importância de centralizar a liderança em momentos críticos.
Serviços de natureza muito técnica, muitas vezes exigem a figura de um líder com perfil mais técnico, essencialmente analítico e com ótima capacidade de resolução de problemas, que é o caso do setor em que trabalho.
Devido à velocidade das mudanças ocorridas no banco, muitas vezes impulsionada por normativos impostos pelo Banco Central, há a necessidade de constante direcionamento da equipe por parte do gerente, o que exige centralização de decisões.
Em relação ao treinamento adotado pelos fuzileiros navais (Marines), observa-se a questão da agilidade na tomada de decisão.
No meu setor, a tomada de decisão é baseada em uma constante análise de fatos e informações. Muitas vezes, há a necessidade de ação rápida e execução de tarefas complexas sem o devido tempo para a realização dos testes de qualidade.
O equilíbrio entre análise e ação, idéia depreendia do texto, é fundamental para o bom andamento das atividades no