Check list
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
METODOLOGIA APLICADA : CHECK – LIST
Empresa avaliada:__________________________________________________ Endereço da obra:__________________________________________________ Data da avaliação:____/_____/______
2003
Ministério do Trabalho e Emprego / CEREST-Jundiaí / INSS / Representação Sindical 1
Comissão Interinstitucional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais
OBJETIVO.
Criar uma ferramenta eficaz e ágil para avaliar as condições do trabalho nos canteiros de obras da área da construção civil.
INTRODUÇÃO. O uso da metodologia de aplicação de Check- list tem tido grande aceitação no meio profissional na área de saúde e segurança, por ser uma ferramenta de fácil aplicação para quantificar e qualificar o local e as condições de trabalho, além de servir como parâmetro comparativo para as me lhorias e avaliações futuras.
METODOLOGIA
Nesse trabalho será usado o método de avaliação pelo questionamento de SIM e NÃO, e pontuação pelas marcações afirmativas como índice de qualidade na pesquisa, ou seja, quanto maior a pontuação de respostas SIM, melhores as condições do trabalho da empresa avaliada. Quando um item não for aplicável, não contará para a pontuação, sendo o resultado adaptado ao nº de questões aplicáveis na forma de percentual. O resultado terá 5 classificações: péssimo, ruim, regular, bom e ótimo; sendo o percentual de cada um como segue: Ø Péssimo – 0 a 20% Ø Ruim 20,1 a 40% Ø Regular - 40,1 a 60% Ø Bom Ø Ótimo 60,1 a 80% 80,1 a 100%
Esse índice será aplicada para cada uma das três partes do check- list de avaliação e na classificação final a soma total de todas os quesitos aplicáveis será, da mesma forma, considerado, sendo aplicado no resultado final, um redutor de 5% para cada situação perigosa à saúde do trabalhador encontrada.