Check-list
Centro de Ensino Superior do Norte do RS
Nutrição
LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS
CHECK-LIST DE PADARIA
Alunos: Emeli Jacomini, Jeniffer Peixoto, Mariana P. Klesener e Karine Brasil. Professora: Silvania Bottaro
Palmeira das Missões, RS, Brasil.
2013
1. Introdução
O consumo de refeições fora do lar desenvolveu-se progressivamente há algumas décadas, promovendo o desenvolvimento dos serviços de alimentação no Brasil, onde se estima que, de cada cinco refeições, uma não é efetuada em casa. Assim sendo, riscos para a saúde que antigamente representavam um número reduzido de casos, passaram a se manifestar de maneira dramática, saindo dos limites domiciliares para atingir um número maior de indivíduos.
Os estabelecimentos alimentícios necessitam seguir parâmetros de qualidade em seus serviços, de higiene dos alimentos e, também, de higiene do local. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) possui inúmeras resoluções, portarias e leis com exigências para que o estabelecimento possa permanecer aberto legalmente, que vão desde boas práticas de fabricação (BPF) com os alimentos até o tipo da edificação. As BPF são obrigatórias pela legislação brasileira, para todas as indústrias e estabelecimentos de alimentos e estão pautados nas Portarias nº. 1428/93, nº. 326/97, nº. 368/97,Portaria CVS nº. 6/99 e nas Resoluções da Direção Colegiada RDC nº. 275/2002 e nº. 216/2004.
Uma das ferramentas utilizadas para se atingir as Boas Práticas, é a ficha de inspeção ou check-list para a área de alimentos. Esta nos permite avaliar condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos que comercializam alimentos, fazendo esta avaliação inicial, permite levantar itens não conformes e, a partir dos dados coletados, traçar ações corretivas para adequação dos requisitos buscando eliminar ou reduzir riscos físicos, químicos e biológicos, que possam comprometer os alimentos e a saúde