klay santos
É comum nas empresas, independentemente do porte, um discurso sobre a necessidade de investimentos em desenvolvimento de RH e porque eles não são realizados: não sabemos se estamos investindo corretamente; os treinamentos propostos têm alto custo; parece que estamos fazendo algo sem necessidade; e por aí vai.
Porque o treinamento é caro? Quais os resultados desejados? Quais resultados não foram alcançados? O que realmente está acontecendo?
De todo investimento espera-se um retorno. Porque as empresas não percebem o retorno através do desenvolvimento das pessoas?
O desenvolvimento de recursos humanos deve ser sustentado por um planejamento rígido, pois senão os resultados esperados não serão atingidos, além de resultar em custos inadequados.
Com muito cuidado para não cairmos na armadilha do simplismo, podemos dizer que o ponto crucial está na detecção e no planejamento dessas ações.
O desenvolvimento dos profissionais de uma empresa deve se restringir à necessidade dos mesmos. Portanto deve ser planejado através de uma cuidadosa detecção: o que realmente necessitamos.
DETECÇÃO
Detectar reais necessidades de desenvolvimento não é das tarefas mais fáceis. Contudo podemos afirmar que uma avaliação consistente, independentemente do método aplicado ou mesmo de seu titulo (performance, desempenho ou competência), deve ser estabelecida em função das 4 dimensões de desenvolvimento de recursos humanos. Isso porque os aspectos relativos às necessidades de melhoria ou carências detectadas devem se situar o mais próximo possível da realidade. Essa detecção, desde que bem feita, permitirá um planejamento dentro da realidade e com custos adequados. Os resultados poderão ser mensurados, após o período de um ano, através de nova avaliação. Uma armadilha propiciada pelas avaliações é mensurar as metas, os resultados ou objetivos e desejar que elas detectem necessidades de desenvolvimento de RH. Esse tipo de