CG 4
A cor desempenha uma função significante em nosso mundo como um meio eficiente para se comunicar uma mensagem. Em nosso dia-a-dia, as cores das luzes do sinal, os avisos, etc nos orientam constantemente — na web as circunstâncias são parecidas.
Nas mãos de um designer, a cor é uma poderosa ferramenta que, usada com conhecimento dos fundamentos da teoria das cores, é uma vantagem competitiva e uma qualidade para clientes. As reações do público em relação as cores reforçam aspectos como a empatia, a confiança na marca, o incentivo a vendas, fidelização, etc.
Uma paleta de cores bem planejada geralmente faz a diferença entre um trabalho comum e um trabalho de qualidade. Em sistemas interativos, a cor também pode significar a diferença entre um site de fácil utilização e um site sem usabilidade, se o esquema for extremante cansativo ou sem contraste, por exemplo.
A escolha de cores também deve levar em conta a identidade corporativa. Para algumas empresas e instituições, a cor torna-se o mais forte e imediato instrumento de identificação da marca, seu estilo e objetivos.
Para os designers que têm um talento artístico, a seleção de cores harmoniosas pode ser instintiva e fácil. Para a maioria torna-se necessário aprender a lidar com conceitos objetivos e subjetivos que envolvem o trabalho com cores.
Objetivos: teoria da cor; limitações e recursos técnicos - inerentes à mídia; conhecimento sobre percepção, contrastes; ergonomia e usabilidade
Subjetivos: significados da cor (valores do observador, aspectos culturais, psicologia