Momento de In rcia
O dimensionamento e a verificação da capacidade resistente de barras, como de qualquer elemento estrutural dependem de grandezas chamadas tensões, as quais se distribuem ao longo das seções transversais de um corpo. Daí vem a necessidade de se conhecer claramente as características ou propriedades das figuras geométricas que formam essas seções transversais.
A Figura abaixo ilustra uma barra reta de seção transversal constante, chamada barra prismática. O lado da barra que contém o comprimento (L) e a altura (h) é chamado de seção longitudinal e o que contém a largura (b) e a altura (h) é chamado de seção transversal. Figura 5.1 Barra prismática
As principais propriedades geométricas de figuras planas são:
Área (A)
Momento de Inércia (I)
Momento estático (M)
Módulo de resistência (W)
Centro de gravidade (CG)
Raio de giração (i)
5.1 Área
A área de uma figura plana é a superfície limitada pelo seu contorno. Para contornos complexos, a área pode ser obtida aproximando-se a forma real pela justaposição de formas geométricas de área conhecida (retângulos, triângulos, etc).
A unidade de área é [L ] (unidade de comprimento ao quadrado).
2
A área é utilizada para a determinação das tensões normais (tração e compressão) e das tensões de transversais ou de corte.
5.2 Momento Estático
Analogamente à definição de momento de uma força em relação a um eixo qualquer, defini-se Momento Estático
(M) de um elemento de superfície como o produto da área do elemento pela distância que o separa de um eixo de referência.
M x = y ⋅ dA e M y = x ⋅ dA
Momento Estático de uma superfície plana é definido como a somatória de todos os momentos estáticos dos elementos de superfície que formam a superfície total.
M x = ∫ ydA e M y = ∫ xdA
A
A
A unidade do Momento Estático é área é [L ]x[L ] = [L ] .
2
3
O Momento Estático é utilizado para a determinação das tensões transversais que ocorrem em uma peça submetida à flexão.
O Momento Estático