Psicologia do Esporte
História:
- No final do século XIX já era possível encontrar estudos e pesquisas relativas a questões psicofisiológicas no esporte.
- Na década de 20 Schulte faz suas publicações e funda o primeiro laboratório de pesquisa aplicada ao esporte nos estados unidos.
- Durante os anos 60 Psicologia do esporte vive uma grande fase de produção. Cratty, Oxendinme, Solvenko, Tutko, Olgivie, Singer e Antonelli.
“A Psicologia do Esporte iniciou suas pesquisas há aproximadamente um século, estudando inicialmente aspectos próximos à fisiologia, os chamados condicionantes reflexos. Ao longo dos anos outros temas como motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar psicológico, pensamentos e sentimentos de atletas e vários outros aspectos da prática esportiva e da atividade física.” (Katia Rubio – Universidade de São Paulo) Na atualidade, diante do equilíbrio técnico alcançado por atletas e equipes de alto rendimento, os aspectos emocionais têm sido considerados como um importante diferencial no momento de grandes decisões.
O que é?
“A psicologia do esporte e do exercício é o estudo cientifico do comportamento de pessoas envolvidas em atividades relacionadas ao esporte e ao exercício e a aplicação do conhecimento obtido. O pesquisador nesse campo tem duas metas principais: entender de que modo os fatores psicológicos afetam o desempenho motor e entender de que modo a participação da atividade física afeta o desenvolvimento psicológico.” (WEINBERG, ROBERT S. 2001)
- composta por disciplinas como filosofia, sociologia do esporte, no que se refere a área sócio cultural, incluindo também a medicina, fisiologia e biomecânica do esporte (interdisciplinaridade);
- A formação dos profissionais não é formalmente determinada, portanto não é exclusiva dos psicólogos;
- Campos de atuação: Clínica, Pesquisa e Educacional.
Psicologia do Esporte x Psicologia no Esporte
“É preciso esclarecer que nem toda psicologia aplicada ao