Aloka
(As obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor.)
O expressionismo é um movimento artístico que procura a expressão dos sentimentos e das emoções do autor.
Não tanto a representação objetiva da realidade.
Este movimento revela o lado pessimista da vida, desencadeado pelas circunstâncias históricas de determinado momento. o principal motor deste movimento é a angústia existencial.
A visão expressionista encontra suas fontes na defesa à expressão do irracional, dos impulsos e das paixões individuais.
O maior objetivo é potencializar o impacto emocional do expectador exagerando e distorcendo os temas.
Uso de traços e cores fortes, a imitação das artes primitivas
Historia
Suas origens são os desdobramentos do pós-impressionismo, principalmente através de Vincent Van Gogh, Edvard Munch e Paul Klee.
A noção do expressionismo foi empregada pela primeira vez em 1911, na revista Der Sturm ('A Tempestade'), marcando uma oposição clara ao impressionismo francês.
Expressionismo nas Artes Plásticas
História do movimento, artistas expressionistas, obras do expressionismo, abstrato, expressionismo no Brasil, características principais, oposição ao impressionismo, gravuras, resumo, características Surgimento Em oposição ao Impressionismo, o Expressionismo surge no final do século XIX com características que ressaltam a subjetividade. Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e não apenas a de absorvê-lo da mesma forma que é visto. Aqui ele se opõe à objetividade da imagem, destacando, em contrapartida, o subjetivismo da