O Protocolo TCPIP E Alguns De Seus Sub Protocolos Fernando
Aluno: FERNANDO RIOS DE ALMEIDA / RICARDO SOARES
Disciplina: Gerenciamento de Redes de Computadores
Turma: 5º Período – GTI
ETHERNET é uma arquitetura de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, em formato de pacotes e protocolos para a subcamada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.
O protocolo ICMP (Internet Control Message Protocol) é um protocolo que permite gerir as informações relativas aos erros nas máquinas conectadas. Dado os poucos controles que o protocolo IP realiza, permite não corrigir estes erros mas dá-los a conhecer aos protocolos das camadas vizinhas, As mensagens de erro ICMP são transportadas na rede sob a forma de datagrama, como qualquer dado. Assim, as mensagens de erro podem elas mesmas estar sujeitas a erros.
O TCP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS internet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão). As principais características do protocolo TCP são:
TCP entrega ordenadamente os datagramas provenientes do protocolo IP
TCP verifica a onda de dados para evitar uma saturação da rede
TCP formata os dados em segmentos de comprimento variável para "entregá-los" ao protocolo IP
TCP permite o multiplex dos dados, quer dizer, faz circular, simultaneamente, as informações que proveem de fontes (aplicações, por exemplo) distintas numa mesma linha
TCP permite a início e o fim de uma comunicação de maneira educada.
Graças ao protocolo TCP, as aplicações podem comunicar de forma segura (graças ao sistema de avisos de recepção do protocolo TCP), independentemente das camadas inferiores. Isto significa que os roteadores (que trabalham na camada Internet) teem como único papel o encaminhamento dos dados sob a forma de datagramas, sem se preocuparem com o controle dos dados, porque este é realizado pela