PROJETO CINI altera oes 25 05
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SÃO GONÇALO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS
A implantação do Programa mais Educação em Itaboraí
Cinira Maria de Sousa
São Gonçalo
2015
ÍNDICE
1-Introdução ----------------------------------------------------02
1.1 Minha trajetória e a educação integral -----------------08
1.2 Objetivos ------------------------------------------------------14
2 - Referencial Teórico ---------------------------------------13
3-Metodologia --------------------------------------------------14
4-O Programa Mais Educação ------------------------------17 5- A Cidade de Itaboraí ---------------------------------------21 8- Referenciais --------------------------------------------------26
1-Introdução
O debate em torno da construção de uma política de horário integral nas escolas tem tido grande relevância atualmente. Acredita-se que a permanência integral na escola proporcione uma formação mais completa do educando. A adoção desse novo regime de trabalho traria, entretanto, grandes transformações do ambiente escolar e, por isso, requer uma profunda reflexão sobre as funções desempenhadas na escola. É necessário pensar como seriam seus tempos, seus espaços, seu currículo, sua avaliação, sua forma de funcionamento, sua organização.
Desde já se faz necessário registrar que compreendemos os conceitos de Tempo Integral e Educação Integral como diferentes, mas ao mesmo tempo complementares; mais a frente essas diferenças serão mais bem desenvolvidas.
A Educação Integral no Brasil esteve e está na pauta das políticas educacionais de várias cidades brasileiras. Podemos observar vários projetos na perspectiva da ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, desenvolvidos com sucesso.
A Educação Integral, pode ser entendida como