AD1 Conflitos E Sociedade
Disciplina: Conflitos e Sociedade
Atividade: avaliação à distância AD1
Coordenador: Wlademir
Nome: Francisco Carlos dos Santos Junior
Matrícula: 15113150456
Polo Resende
1)Leia seguinte afirmação: “A sociedade é a soma de indivíduos que se agrupam mediante interesses comuns, mediante a constante harmonia de ações que fazem com que certos objetivos sejam alcançados”. Com base nas abordagens e conceitos trabalhados na Aula 1, a ideia central da afirmação destacada contraria ou ratifica as ideias de Simmel? Explique fundamentadamente.
R:Contraria,pois uma sociedade não vive em constante hamornia.” Georg Simmel acreditava que o conflito era inerente a sociedade”. Apesar dos individuos se agruparem em prol de objetivos e interesses comuns, não significa que “dentro desses mesmos grupos,não existam diferencas de pensamento e opiniao.”
Sempre há a busca individual, que pode ser por um reconhecimento, por status, promoções, lugares de destaques e etc...Sendo assim, “uma das formas de conflito mais comuns em nossa realidade social e a competicao”, as pessoas se interagem umas com as outras porém cada um com seu objetivo.
2)Qual a relação, para Marx, entre "conflito". "infraestrutura" e "superestrutura"? Explique fundamentadamente.
R:É uma relação de falta de entendimento entres as partes, pois com a Revolução Industrial trabalhor que traballhava para si mesmo,visando sua subsistência com o decorrer do tempo transformou-se em trabalhadores(proletariado)assalariados.Os Feudos deixaram de exitistir e surgiram as fabricas.
“ O burguês era proprietário da fábrica e das ferramentas e máquinas(instrumentos) de produção, bem como dos produtos.”
Ou seja,a infraestrutura passou a ser dos burgueses e a superestrutura que estava ligada ao proletariado deixou de ser valorizada.